segunda-feira, 16 de maio de 2016

OS CORONÉIS E AS PRÁTICAS ELEITORAIS







          No início do século XX, a maior parte da população brasileira vivia no campo, mas poucos eram donos de terras.A maioria era muito pobre e só sabia escrever o nome, o que era suficiente para votar.
          A influência dos grandes fazendeiros, chamados de coronéis, ia muito além de suas terras.Os coronéis ofereciam favores á população pobre em troca de votos para os candidatos que apoiavam.Esses favores variavam desde alimentos, calçados e remédios até atendimento médico e empregos.
          Era com essa "ajuda" dos coronéis que os políticos indicados garantiam a vitória nas urnas.E em troca da vitória, também ofereciam favores aos coronéis, como a construção de estradas e outras melhorias na região de suas propriedades.
           Muitas vezes, os coronéis ameaçavam os eleitores e chegavam a usar de violência para eleger seus candidatos.Contratavam jagunços para punir quem não seguisse suas orientações.Essa prática ficou conhecida como voto de cabresto.
           Também eram comuns as fraudes nas eleições, como um mesmo eleitor votar várias vezes ou votar em nome de uma pessoa falecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário