domingo, 15 de maio de 2016

O PROCESSO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO




Desde o início da colonização, no Brasil, too trabalho era realizado por pessoas escravizadas, principalmente africanos.Foram mais de três séculos até terminar a escravidão.Como ocorreu esse processo?
No século XIX, alguns países europeus tinham interesse em pôr fim ao trabalho escravo.A Inglaterra era um desses países.
Em 1845, os inglesses aprovaram uma lei proibindo o tráfico de africanos.Desde essa data, a marinha inglesa estava autorizada a aprisionar os navios negreiros.Sua tripulação podia ser julgada em tribunais da Inglaterra.
Em 1850, pressionado pelos ingleses, o governo brasileiro extinguiu o tráfico de escravos com a Lei Eusébio de Queirós.
Depois da aprovação da Lei Eusébio de Queirós, intensificou-se o movimento favorável ao fi da escravidão.Muitos deles eram descendentes de africanos.As pessoas se manifestavam em passeatas e comícios, obras literárias, artigos de jornais e panfletos.
Entre os escravizados, multiplicavam-se as revoltas e as fugas para os quilombos.
As crescentes pressões do movimento abolicionista levaram á criação de algumas leis.
Lei do Vento Livre, de 1871.Os filhos de mulheres escravizadas que nascessem a partir dessa data seriam considerados livres.Mas deviam continuar com os fazendeiros até que tivessem 21 anos.
Lei dos Sexagenários, de 1885.Garantia liberdade aos escravizados com mais de 60 anos de idade.Ess lei também tinha pouco efeito, pois a maioria dos escravos não chegava a essa idade.
Somente em 13 de Maio de 1888 foi assinada a Lei Áurea, que põs fim á escravidão.Todas as pessoas escravizadas se tornaram livres.
Após a abolição, alguns ex-escravos continuaram trabalhando nas fazendas de café e em outras atividades no campo, já como pessoas livres.No entanto a maioria foi para as cidades em busca de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário