Mostrando postagens com marcador feudalismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador feudalismo. Mostrar todas as postagens

domingo, 27 de dezembro de 2015

SERVO POR VONTADE DE DEUS






       Como a escravidão na Antiguidade, a servidão também se transformou em uma instituição por toda a Europa. Desenvolveu-se a partir do Século V e nos primeiros séculos da Idade Média (até o século X).
       O tipo de trabalho era servil, quem praticava a mão de obra era o servo, e o dono dos meios de produção era o senhor feudal.
       Quais eram as regras dessa nova forma de trabalho?
       A instituição servil obrigava os trabalhadores a pagar impostos e rendas ao senhor feudal sob forma de dias de trabalho sem receber salário.Os servos entregavam parte da produção e quantias em dinheiro, reparavam estradas, pontes, construções, sem falar na proibição de abandonar o trabalho e a terra.Em troca, o servo tinha a proteção do senhor e o direito de cultivar lotes de terra somente para si.
        O trabalho era basicamente agrícola; havia, porém, artesãos ambulantes que iam de região, utilizando a matéria-prima local para produzir utensilhos em troca de abrigo, comida e até de algumas moedas.No entanto, cada feudo tinha sua própria produção artesanal.
        No geral, os servos trabalhavam em feudos que pertenciam aos senhores feudais.A organização social e econômica,enquanto existiu a relação entre senhor feudal e servo em torno de uma propriedade rural, foi chamada feudalismo.No feudalismo, a terra era única fonte de poder e era recebida pelo senhor em caráter hereditário.Essa propriedade era indivisível e não tinha valor de venda, somente era herdada pelo primogênito (filho mais velho).Em cada feudo, seu senhor fazia as leis, administrava a justiça, cunhava moedas, exigia impostos aos mercadores que transitavam por suas terras e estipulava o tributo que os servos tinham de pagar.Cada feudo era economicamente autossuficiente.Nele, eram produzidos os alimentos necessários aos servos e senhores, bem como roupas, instrumentos de trabalho e armas.
      A relação entre nobres e servos ou plebeus passa a ser regulada pela clero católico, que, juntamente com a nobreza, exercia seu poder e autoridade sobre a mão de obra servil.
      O predomínio do cristianismo na Europa medieval calaborou para uma profunda mudança de mentalidade naquela época.Surgiu um novo relacionamento "homem-Deus" e uma nova concepção do papel do homem no universo e no mundo terrestre.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Feudalismo na Idade Média

        
    As características gerais do feudalismo são: poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais), economia baseada na agricultura e utilização do trabalho dos servos. 
 Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).
          Não se tem com clareza, quanto ao século que se iniciou o feudalismo, em alguns livros e sites dizem seculo III em outros V, fato é que historicamente foi uma época marcante para a sociedade,quando o sistema escravista de produção no Império Romano entrou em crise,muitos dos grandes senhores romanos abandonaram as cidades e foram morar nas suas propriedades no campo.
         Esses centros rurais, conhecidos por vilas romanas, deram origem aos feudos medievais. Muitos romanos menos ricos passaram a buscar proteção e trabalho nas terras desses grandes senhores. Para poderem utilizar as terras, no entanto, eles eram obrigados a entregar ao proprietário parte do que produziam, estava instituído assim, o colonato( uma forma de organização econômica e social rural na qual o trabalhador arrenda uma porção de terra sob condição de destinar parte de sua produção como pagamento ao proprietário). Aos poucos, o sistema escravista de produção no Império Romano ia sendo substituído pelo sistema servil de produção, que iria predominar na Europa feudal. Nascia, então, o regime de servidão, onde o trabalhador rural é o servo do grande proprietário.
        No sistema feudal, o rei concedia terras a grandes senhores. Estes, por sua vez, davam terras a outros senhores menos poderosos, chamados cavaleiros, que, em troca lutavam a seu favor. Quem concedia a terra era um suserano (aquele que tinha domínio sobre um feudo de que dependiam outros feudos; senhor, senhor feudal) , e quem a recebia era um vassalo (indivíduo que, mediante juramento de fé e fidelidade a um suserano, dele se tornava dependente, rendendo-lhe preito e tributo.) . As relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações mútuas, estabelecidas através de um juramento de fidelidade. Quando um vassalo era investido na posse do feudo pelo suserano, jurava prestar-lhe auxílio militar. O suserano, por sua vez, se obrigava a dar proteção jurídica e militar ao vassalo. 
          O feudo (terra) era o domínio de um senhor feudal. Não se sabe o tamanho médio desses feudos. Cada feudo compreendia uma ou mais aldeias, as terras cultivadas pelos camponeses, a floresta e as pastagens comuns, a terra pertencente à igreja paroquial e a casa senhorial, que ficava melhor cultivável. A base do sistema feudal eram as relações servis de produção. Os servos viviam em extrema miséria, pois, além de estarem presos à terra por força de lei, estavam presos aos senhores, a quem deviam obrigações.
         O fator que mais contribuiu para o declínio do sistema feudal foi o ressurgimento das cidades e do comércio. Com o ressurgimento das cidades, os camponeses passaram a vender mais produtos e, em troca, conseguir mais dinheiro. Com o dinheiro alguns puderam comprar a liberdade. Outros simplesmente fugiram para as cidades em busca de melhores condições de vida.
livro: No Tempo do Feudalismo - Coleção O Cotiano da História   Autor: Steinmann, Heloisa
   Editora: Ática

 . .