terça-feira, 17 de maio de 2016

O GOLPE DE 1930




Os movimentos da década de 1920 demostravam que parte da população estava insatisfeita com a república oligárquica.E em 1929 uma grande crise econômica internacional também se refletiu no Brasil.Muitos países deixaram de comprar o cafe, o que causou a ruína de fazendeiros.
Pelo acordo da política do café com leite, nas eleições de 1930, deveria ser indicado um candidato mineiro, mas foi indicado um paulista.Os políticos mineirosm então, se uniram aos gaúchos e a políticos de outros estados para indicar um canidato.
Venceu o candidato dos paulistas, Júlio Prestes, mas ele não assumiu o governo.O candidato derrotado, Getúlio Vargas, alegou fraude nas contagens dos votos e, com apoio de parte do Exército, assumiu o poder.
Após o golpe, um governo provisório, chefiado por Getúlio Vargas, assumiu o poder.Vargas fechou o Congresso Nacional, anulou a Constituição de 1891, demitiu governadores e nomeou pessoas de sua confiança, os interventores, para os estados.
A política de Getúlio Vargas desagradou ás olirgaquias estaduais, especialmente de São Paulo.
Em 1932, setores da sociedade paulista deflagraram a Revolução Constitucionalista.Os paulistas exigiam uma nova Constituição, a realização de eleições e o fim do governo provisório.Mas os revolucionários não conseguram o apoio de outros estados e acabaram se rendendo.No ano seguinte, Vargas convocou eleições para uma Assembleia Constituinte.
Em 1934 foi promulgada a terceira Constituição brasileira.Ela introduziu mudanças no processo eleitoral  incorporava algumas leis trabalhistas já decretadas pelo governo provisório.
Pela  nova Constituição, o voto passou a ser secreto e obrigatório a partir dos 18 anos, e a mulher obteve direito ao voto.Foi criada a Justiça Eleitoral para evitar fraudes.Entre as leis trabalhistas destacam-se a jornada de trabalho de oito horas diárias, o descanso semanal, as férias anuais remuneradas, a proibição do trabalho aos menores de 14 anos e a criação da previdência pública.
A carta Magna determinava também que o ensino primário (atuais primeiros ciclos fundamental) fosse obrigatório e gratuito.Mesmo com as mudanças implantadas pela Constituição de 1934, a sociedade ainda enfrentava muitos problemas: o desemprego crescente, os salários baixos e muitos empresários que não obedeciam ás leis trabalhistas;
O crescimento dos grupos de oposição e o receio de não vencer as eleições convocadas para 1938 levaram Getúlio a reprimir opositores.Ele acabou  com a liberdade de imprensa, dissolveu os partidos políticos, fechou o Congresso Nacional e impôs uma Constituição que lhe dava amplos poderes.
Era o início do Estado Novo, que perdurou até 1937 até 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário