segunda-feira, 16 de maio de 2016

CANUDOS



        No final o século XIX, a população do sertão nordestino vivia em situação de miséria e abandono. O povo ficava submetido ao domínio dos coronéis.É nesse contexto que se organizava o arraial de Canudos.

        O pregador religioso Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antonio Conselheiro, atraiu grande número de pessoas, que passaram a segui-lo.Em 1893, ele e seus seguidores se estabeleceram no lugar chamado Canudos, no sertão da Bahia.Ali passaram a viver, ataindo cada vez mais homens e mulheres, muitos deles ex-escravizados.O arraial cresceu e chegou a reunir cerca de 25 mil pessoas.
        Canudos era um arraial independente, onde as pessoas trabalhavam e viviam livres, sem depender de nenhum coronél.Por isso, as autoridades e os fazendeiros queriam destruí-los.Eles temiam que mais trabalhadores rurais abandonassem as fazendas e que se formassem outros povoados como Canudos.
       Além disso, as pregações do Conselheiro incomodavam a Igreja Católica e também o governo federal, que o acusava de ser contra a repúlica.
        Em 1896 e 1897, tropas dos governos estadual e federal fizeram vários ataques contra o arraial.Os seguidores do Conselheiro se defenderam vigorosamente, mas Canudos foi completamente destruído.Quase todos os seus habitantes foram mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário