domingo, 15 de maio de 2016
A CAFEICULTURA
O café é originário da Etiópia, na África.Por volta de 1600 era conhecido na Europa por suas propriedades medicinais e estimulantes.A partir de 1750, os europeus passaram a consumi-lo como bebida.Hoje o café é considerado a bebida mais popular do mundo.
O café foi trazido para o Brasil em 1727, para a cidade de Belém, no atual estado do Pará.Era cultivado nos quintais e jardins das casas para consumo próprio.Depois, foi plantado no atual Amazonas e no Nordeste.
Só em 1773, mudas de café foram plantadas no Rio de Janeiro.Percebeu-se então que aí o solo era proprício ao seu cultivo.
Por ser um produto bastante procurado em outros países, o café despertou o interesse dos fazendeiros, que logo perceberam ser um negócio lucrativo.No início, a produção do café era semelhante á da cana: monocultura em grande propriedade, destinada á exporação, usando mão de obra escrava.
O café foi cultivado no Brasil com sucesso.Tanto sucesso que o país se tornou o maior produtor mundial do produto.
Em menos de um século as lavouras cafeeiras se espalharam pelo estado de São Paulo e alcançaram Minas Gerais e depois o norte do Paraná.Foi esse movimento de expansão do cultivo que ficou conhecido como marcha do café.
O trabalho nas fazendas começava com a limpeza da área destinada ao cafezal.Derrubava-se e queimava--se a mata nativa para preparar a terra e fazer a plantação.Cerca e quatro anos depois, podia ser feita a primeira colheita.Na colheita, os frutos eram apanhados e depois peneirados para eliminar terra, pedra, folhas e galhos, e eram lavados em tanques e colocados para secar nos terreiros.Por último, os grãos deviam ser socados para remover as cascas e finalmente embalados em sacos feitos de juta.
Em 1850, o tráfico de escravos para o Brasil foi proibido por lei, e a vinda de africanos escravizados teve fim.Assim, na segunda metade do século XIX,em algumas fazendas, principalmente de São Paulo, os cafeicultores começaram a substituir os trabalhadores escravizados por trabalhadores imigrantes assalariados.
Ao longo do século XIX, os brasileiros assistiram a várias transformações políticas, sociais e ambientais no país.Essas transformações estão associadas principalmente ao sucesso da economia cafeeira.
Na década de 1820, de cada cem sacas de café vendidas no mundo, só 18 eram de café brasileiro.Quarenta anos depois, o Brasil já era responsável por cerca de metade do café produzido no mundo.Ena década de 1880 o país erra o principal produtor mundial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário