segunda-feira, 16 de maio de 2016

LUTERANISMO - INÍCIO DO MOVIMENTO REFORMISTA






           A Reforma Protestante teve como um dos principais iniciadores Martinho Lutero (1483-1546).Nascido em Eisleben, cidade que pertence á atual Alemaha, Lutero estudou Direto por enfluência do pai.Tinha, no entanto, inclinação para a vida religiosa e, em 1505, após quase ter morrido em uma violena tempestade, ingressou na Orem dos Agostinianos, que segue as concepções de Santo Agostinho.
          Em 1510, Lutero viajou a Roma, sede da Igreja Católica, onde teve impressões decepcionantes em relação ao alto clero.Ele regressou abalado com aquilo que considerou um ambiente de corrupção e avareza.
          Em 1511 e 1513, Lutero aprofundou-se nos estudos religiosos e amadureceu suas ideias teológicas.Numa das epístolas do apóstolo Paulo(que fazem parte do Novo Testamento bíblico) encontrou algumas passagens que lhe pareceram fundamentais, como "Aquele que é justo pela fé viverá" (Romanos, capitulo 1, versículo 17);"De fato, nós estimamos que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei"            ( Romanos cap.3 vers.28).Interpretando essa mensagem, Lutero concluiu que o ser humano, corrompido em razão do "pecado original", só poderia salvar-se pela fé em Deus.Assim, a fé em Deus, e não as obras humanas, seria o único instrumento de salvação, graças á misericórdia divina.
         Depois de um período de tensões, em 1517 Lutero deu o passo decisivo que provocaria seu rompimento com a igreja católica.Com o objetivo de arrecadar dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro, o papa Leão X autorizou a concessão de indulgências aos fiéis que contribuíssem financeiramente com a obra.
        Escandalizado com a atitude do papa,Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg    ( cidade da atual Alemanha) um manifesto público - as 95 teses - em que protestava contra essa medida e expunha alguns elementos de sua concepção religiosa.
Tinha início uma longa discurssão entre Lutero e as autoridades católicas, que culminou com a sua excomunhão, em 1521.Para demostrar seu desprezo á igreja católica, Lutero queimou em praça pública a sua bula papal que o condenava.
        Depois da excomunhão, Lutero passou a divulgar sua doutrina religiosa pelo norte da Europa, com o apoio de diversos membros da nobreza e da alta burguesia.
       O luterismo não aceitava o culto dos santos, promovido pelos católicos, a adoração de imagens religiosas e a autoridade do papa.Em vez dos sete sacramentos católicos, só reconhecia validade bíblica em dois deles: o batismo e a eucaristia.
       Após a excomunhão, Lutero foi perseguido pelas autoridades católicas, que, entretanto, não conseguiram impedir a difusão de sua doutrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário