
Mitologia grega é o corpo de mitos e ensinamentos que pertencem à Grécia Antiga, sobre seus deuses e heróis, a natureza do mundo e as origens e o significado de seu próprio culto e práticas rituais
A mitologia grega é permeada por inúmeras figuras mitológicas. Dentre as mais importantes podemos citar:
- Heróis: eram considerados os semideuses, em outras palavras, eram os filhos de deuses com humanos. Dos heróis gregos, destacam-se Perseu, Teseu e Belerofonte.
- Ninfas: eram figuras mitológicas femininas, sempre lindas e alegres, que cuidavam das florestas. Por exemplo, as Alseídes, ninfas das flores e bosques; as Dríades, ninfas dos carvalhos; as Nereidas, ninfas da água.
- Sereias: eram figuras femininas que cantavam e possuíam corpo de peixe. Podiam ser representadas com asas e cabeça e busto de mulher, tal qual as Harpias.
- Centauros: seres híbridos e fortes, com corpo metade humano, metade cavalo. Destaca-se Quíron, amigo de Herácles criado por Cronos.
- Sátiros: possuíam um corpo de homem com patas de bode e chifres, correspondente aos faunos da mitologia romana. Dos sátiros gregos destaca-se: Pã, o Deus dos bosques.
- Górgonas: eram figuras femininas que possuíam cabelos de serpentes, por exemplo, a Medusa.
- A mitologia grega tem exercido uma grande influência na cultura, nas artes e na literatura da civilização ocidental e permanece como parte da herança e da linguagem do Ocidente.Poetas e artistas desde os tempos antigos até o presente têm se inspirado na mitologia grega e descoberto que os temas mitológicos lhes legam significado e relevância em seu contemporâneo.Seu patrimônio também influi na ciência, como no caso dos nomes dados aos planetas do Sistema Solar e em estudos teóricos, acadêmicos, psicanalíticos, antropológicos e muitos outros,além de nos dias de hoje tradições neopagãs como a Wicca serem influenciadas por ela e outras como o dianismo, a Stregheria e principalmente o dodecateísmo (ou neopaganismo helênico) tenham tentado resgatar suas crenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário