Mostrando postagens com marcador estradas de ferro. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador estradas de ferro. Mostrar todas as postagens

domingo, 15 de maio de 2016

AS ESTRADAS DE FERRO




No início, do Vale do Paraíba aos portos do litoral, principalmente o do Rio de Janeiro, as sacas de café eram transportadas no lombo de burros, em caravanas conduzidas por tropeiros.
Com a expansão da cafeicultura, o governo e os fazendeiros perceberam que era preciso um meio mais rápido para transportar a produção: ferrovias.A primeira ferrovia do Brasil ficou pronta em 1854.Ela ligava a cidade do Rio de Janeiro a Fragoso, perto de Petrópolis.
Em 1855 começou a ser construída a Estrada de Ferro Dom Pedro II, unindo as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, passando pelo Vale do Paraíba.
Em 1889, a ferrovia passou a ser chamada Estrafa de Ferro Central do Brasil.