quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

OS NOSSOS ANCESTRAIS AFRICANOS

   



   Os negros africanos foram trazidos, principalmente, da costa ocidental da África.Os nossos colonizadores trouxeram, aproximadamente, 5 milhões de pessoas que foram utilizadas como mão de obra escrava em diversas atividades como agricultura, mineração, serviços domesticos, etc.
          A escravidão africana foi praticada durante mais de três séculos.No Brasil, do seculo XVI ao final do século XIX.Os sofrimentos pelos quais os africanos passaram foram inúmeros e cruéis.
          Para os europeus, todos os povos diferentes deles eram considerados inferiores.Os portugueses entendiam que os africanos, que vieram obrigados, eram animais irracionais e não tinham alma, religião e cultura.Para os europeus, os escrevos não passavam de objetos, mercadorias, e, quando chegaram á América, eram registrados e marcados para venda.
          Eram obrigados, por meio horríveis torturas físicas, a executar os piores tipos e tarefas.
          A classe dominante, na epoca, fazia uso de algumas práticas para impedir a organização dos negros africanos escravizados contra eles.Por exemplo, evitavam deixar juntos escravos de mesma origem porque sabiam que a diversidade linguística, étnica e cultural entre diferentes grupos aumentava a dificuldade para se organizassem.
          Dessa forma, sem referência de identidade e de cultura, isolados, os escravos africanos, depois de muito tempo no Brasil, passaram a se comunicar falando o português que aprenderam através dos gritos dos feitores.Esse aprendizado levou á disseminação da língua portuguesa nas áreas onde trabalhavam: o nordeste açucareiro e as zonas de mineração no centro do país.
Isolado de seu berço africano e longe dos olhos de seus senhoress, o negro obteve consolo nas crenças religiosas, nas danças, na música e as criações culinárias.Apesar das dificuldades impostas pela classe dominante, nessa fase existia uma certa união entre os escravos.
          A resistência á escravidão, que começou em terras africanas, tornava-se mais sofrida durante a travessia do oceano Atlántico.
         Existiram diferentes formas de resistência, qe foram constantes na historia brasileira.Por exemplo, fugas, formação de quilombos ou mocambos e revoltas, roubos, sabotagem, assassinato, suicídios e abortos.
A influência da cultura africana é grande no Brasil: a língua portuguesa, alimentação ritmos musicais, danças, literatura, poesia, religião, instrumentos musicais, vestimentas, penteados.






fonte imagem: detudoumpoucoapouco.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário