sexta-feira, 20 de maio de 2016
JUSCELINO KUBITSCHEK 1956-1960
Em 1956, o presidente eleito foi Juscelino Kubitschek, que ja tinha ocupado os cargos de prefeito de Belo Horizonte e governador de Minas Gerais.
Na campanha presidencial, seu lema foi " 50 anos de progresso em 5 anos de governo".Ou seja, Juscelino pretendia promover o desenvolvimento do Brasil em um único mandato (5 anos), incentivano a industrialização do país.Acreditava que a industrialização acabaria com a pobreza e as desigualdades sociais.
Para realizar seu projeto, buscou invesimentos de empresas brasileiras e estangeiras e os aplicou na construção de rodovias, ferrovias e portos, nas indústrias de base, na geração de energia e no refinamento de petróleo.Nessa época, a indústria que mais cresceu foi a de bens de consumo duráveis, com a automobilística e a de eletrodomésticos.
Apesar do crescimento indusrial e urbano no período, a maior parte da popilação continuou pobre.O custo de vida subiu mais que os salários;os gastos do governo foram superiores á arrecadação de impostos;a dívida do Brasil com outros países aumentou.
No governo de Juscelino foi inaugurada Brasília, a nova capital federal, a data simbólica de 21 de abril de 1960.A partir dessa data, os princípais órgãos da administração federal começaram a ser transferidos do Rio de Janeiro para a cidade recém-construída.
A mudança da capital federal para o centro do território já estava prevista na Constituição de 1891.O objetivo era promover o desenvolvimento do interior, a integração do país e a geração de empregos.
Brasília foi planejada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa.As obras começaram em fevereiro de 1957, e os trabalhos foram realizados por migrantes de vários estados do Brasil, que ficaram conhecidos como "candangos".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário