quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A origem da Bíblia






O termo Bíblia tem origem no grego "Biblos'' e somente foi usado a partir do ano 200 d. C. pelos cristãos.É um livro singular, inspirado por Deus, diversos escribas, sacerdotes, reis, profetas e poetas (2tm 3:116 - 2 pe 1:20,21) a escreveram, num período aproximado de 1.500 anos, foram mais de 40 pessoas.
Estes textos foram copiados e recopiados de geração para geração em diversos idiomas, tais como Hebraico, Aramaico e Grego, até chegar a nós.
A Bíblia em sua forma original é desprovida de divisões de capitulos e versiculos.
Para facilitar sua leitura e localização de ''citações'' o prof. Stephen Longton, no ano 1227 d. C. dividiu em capitulos.
Até o ano de 1551 d. C. não existia a divisão chamada versículo.Neste ano o Sr. Robert Stephanus chegou a conclusão da necessidade de uma subdivisão e agrupou os textos em versiculos.
Até a invenção gráfica por Gutenberg, a Bíblia era um livro extremamente caro e raro, pois eram todos feitos artesanalmente (manusescritos) e poucos tinham acesso.
Os povos da língua portuguesa só começaram a ter aceso a Bíblia de uma forma mais econômica a partir do ano de 1748 d.C.,quando foi impresa a primeira Bíblia em português.
A bíblia é comporta por 66 livros, 1.189 capitulos, 31.173 versículos, mais de 773.000 palavras e aproximadamente 3.600.000 letras.
Encontra-se traduzida em mais de 2.400 línguas e dialetos.
Sete livros apócrifos que não formam inspirados por Deus :TOBIAS, JUDITE,SABEDORIA,ECLESIÁSTICO,1 MACABEUS,2 MACABEUS E BARUQUE.Mas são aderidos pela igreja católica e tem valor histórico.
No século XVI,Martinho Lutero, querendo contestar a Igreja, resolveu adotar o cânon dos Judeus da Palestina, deixando de lado os sete livros que a igreja receberá dos judeus da Alexandria.




fonte:www.rochaferida.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário