quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A escravidão na Antiguidade: uma instituição






     
         Instituições são organizações com regras sociais que controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos.Geralmente, elas passam a exibir após serem aceitas como parte da moral e dos costumes de um povo.
        Por exemplo, o casamento e uma instituição, pois tem suas regras e é aceito dentro das sociedades humanas normalmente.Contudo, as regras de casamento mudam de acordo com a cultura.É normal e aceitável, para alguns povos, um homem ter várias esposas ou uma mulher ter vários maridos.
        Pois bem, durante a Antiguidade, o trabalho escravo, em alguns momentos, foi visto como uma instituição socialmente aceita pelas diversas civilizações do Oriente e do Ocidente.
        Mas não se pode esquecer que, embora a escravidão na Antiuidade tenha sido institucionalizada em vários momentos históricos, ela não foi aceita com passividade.A história está repleta de conflitos, fugas e assassinatos de senhores por escravos, etc.
        Além disso, para justificar a escravidão, havia o argumento do apoio divino - dos deuses na Antiguidade e de Deus na Idade Moderna.
        Cada sociedade escravista entendia a escravidão segundo seu ponto de vista.Por exemplo, foram diferentes a relações escravisras na Mesopotânia, no Egito Antigo e no Ipério Romano.
        A escravidão como instituição começa a desaparecer na Europa a partir do século II.








fonte: livro: educação para jovens e adultos - coleção tempo de aprender
imagem: http://ensina-aprende.forumeiros.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário