Quando começou o século XX, legalmente não havia escravidão na maior parte do mundo, mas a realidade era diferente.
Infelizmente, mesmo que ilegal, a escravidão adquire outras formas, atravessa fronteiras e tenta resistir através dos tempos.
Há apenas uma geração, no Camboja,Laos,Molucas,etc., crianças eram procuradas no tráfico de escravos.Legalmente, eram adotadas; na prática, vendidas pelos próprios pais para servirem como escravas domésticas ou usadas na prostituição.
Em 1930, cerca de 4 milhões de crianças foram escravizadas na China, embora o país tivesse abolido a escravidão em 1909.
No Japão, em 1953, mais de 40 mil pessoas foram vendidas.Cada uma rendia de 25 a 100 dólares.
Os portugueses utilizaram trabalho forçado em suas colônias de Angola e Moçambique, também no século XX.
Percebe-se, então, que a escravidão, apesar de rejeitada por governos e pela moral da maioria dos povos, continua sendo uma prática em diversas regiões do mundo.
Quantos escravos existem hoje no mundo?
É difícil responder a essa questão porque nós leva a outra pergunta: o que significa ser escravo hoje?
Em 1956, foi definido como: "condição de alguém sobre a qual exercem poderes associados ao direito de propriedade" (Meltzer,2003, p.480).
Vejmos alguns exemplos aqui no Brasil.
Na região do Amazonas, a escravidão por dívida é normal para quem trabalha com desmatamento, na produção de carvão e na mineração.Isso também acontece no Rio Grande do Sul e no Paraná.
O Brasil também está intimamente ligado á exploração do chamado "tráfico de escravas brancas" (prostituição).Mulheres e moças têm sido atraídas das cidades para campos de mineração, projetos de construção e para o exterior, onde são obrigadas a se prostituir para pagar as dívidas pelo transporte, alimentação,etc.
A escravidão doméstica ocorre em todas as partes do mundo, independentemente da situação econômica do país.
Portanto, a escravidão para existir hoje muitas vezes dispensa correntes, algemas e grades.O medo, muitas vezes, basta.
Nascemos para ser livres, e essa vontade nós foi roubada,em dias atuais estamos sendo escravos da sociedade, que ditá moda, corpo , um perfil imposto para que? Isso não é ser livre . Ser livre é gosar do livre arbitrio que temos, escolher o que nós faz bem.
fonte: livro educação para jovens e adultos -coleção tempo de aprender
imagem: http://globouniversal.blogspot.com/