Tribo não é só de indígena
Somos um país de muitas tribos, que tentam se entender em uma nação que é a soma de várias culturas e tradições, em contínua interação, com atitudes, interessses e sentimentos em comum, mas apresentando, muitas vezes, diversidade de opiniões sobre temas como liberdade, beleza, pecado, virtude, direito, etc.
O nosso sistema politico democrata garane, a todos os brasileiros, igualdade diane da lei, por isso há tolerância nessa convivência com o diferente - palavra que não é sinomino de desigual.
Os primeiros habitantes
"Terra á vista!" - Esse grito marca o encontro de dois mundos, o português e o indígena, quando se inicia a miscigenação e a diversidade cultural existentes hoje.
Antes da chegada dos europeus, o Brasil era habitado por diversos povos, que foram chamados de indíos, com línguas, tradições e religiões diferentes entre si. Em todo território, talvez houvesse pouco mais de 5 milhões de pessoas.
Os que mais se destacavam eram os tupi, guerreiros que dominavamuma imensa área ao longo de toda costa atlântica e o interior do Brasil, acompanhando os rios Amazonas, Paraguai, Tapajós e Guaporé.
Os tupi somavam, aproximadamente, 1 milhão de pessoas que estavam dando os primeiros passos para a revolução agrícola.Se não fossem eles, com o conhecimento do território e de seus recursos, os colonizadores teriam tido muito mais trabalho para dominar o interior da colônia. Os indígenas eram os olhos, as mãos e os musculos dos portugueses.
Os portugueses faziam guerra contra os indígenas com o objetivo de domina-los e escravizá-los.Utilizavam, por recomendação do próprio rei de Portugal,o enforcamento e a exposição dos corpos para humilhar a tribo. Além da violência física, os colonizadores faziam uso da religião como outra forma de dominação.Eles diziam que os indígenas só seriam "salvos" se fossem convertidos ao catolicismo por meio da catequese.Foi a dominação pelo medo.
Com a destruição das bases da vida social e a negação de seus valores, muitos indígenas se deixaram morrer em suas redes porque preferiam a morte á esvravidão.
Devido á violência indiscriminda contra as populações indígenas houve muira resistência.Uma das mais importantes foi a CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS.Devido ás atrocidades praticadas pelos colonos portugueses, vários grupos indígenas deixaram de lado suas rivalidades e formaram uma aliança para expulsá-los.
Os indígenas lutaram e lutam, árdua e cinstantemente, através de movimentos e organizações indígenas e da participação política elegendo vereadores e prefeitos índios, principalmente na região da Amazônia, para conquistar e garantir seus direitos.
Fonte imagem: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjKysr57NbJAhWBvZAKHWD5AugQjB0IBg&url=http%3A%2F%2Fchiquitinhamaravilha.blogspot.com%2F2015%2F04%2Fpedro-alvares-cabral-e-o-descobrimento.html&bvm=bv.109910813,d.Y2I&psig=AFQjCNGBnftKuhfpOBoPQRpwL58ODEn5JA&ust=1450027856970121
Fonte: livro: Educação de jovens e Adultos -Coleção tempo de Aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário