terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A manifestação de racismo




A manifestação de racismo ( preconceito) - como uma ideologia que defende a classificação hierárquica dos seres humanos e os agrupa em função de sua etnia - e a discriminação étnica - que se manifesta por meio de ações diretas como humilhações, indiferença ou cerceamentos a acesso ás garantias constitucionais - são criminalizadas no Brasil desde o final de 1980 e, assim, passiveis de acusação e prisão. A criminalização é um fato um avanço. porem é necessária e urgente a mudança de mentalidade, que não acontece abruptamente, e sim ao longo de gerações,  pode ocorrer por meio da visualização essas questões que permeiam, muitas vezes veladamente, a sociedade como um todo.
Compreendendo as desigualdades raciais como produto de m amplo e complexo processo d reprodução de iniquidades e de hierarquias sociais,seu enfrentamento não deve ficar restrito a ações que possam ser implementadas por um núcleo especifico da ação pública.O reconhecimento da desigualdade racial e da necessidade de seu enfrentamento assim como da eliminação do preconceito e das discriminações raciais presume o reconhecimento de que esse problema perpassa os mais diferente espaços da vida social.
No combate a manifestações preconceituosas, a escola constitui-se em um espaço estratégico, pois a realização de debates e discussões propicia mais visibilidade ao tema.
Não basta que a vida social permita a satisfação de todas as necessidades de apenas algumas pessoas, é preciso considerar as necessidades de todos os membros da sociedade.E para impedir que todos sejam submetidos ao interesses dos mas fortes e poderosos é indispensável a existência de regras de convivência que fixem direitos e obrigações.
O racismo manifestado em muitos momentos da história como formas de dominação, por exemplo: a escravidão, o apartheid, o holocausto, o colonialismo, o imperialismo, o branqueamento enfatizado por muitos ditadores, dentre outros.









































































fonte: Livro Interagindo com a História 3° ano - Editora do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário