Essa semana é comemorado a Proclamação da República, especificamente no dia 15 de Novembro.
Bom, foi um levante politico-militar ocorrido em 1889, que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim á soberania do imperador D.Pedro II. Foi, então, proclamada a República do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder do país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte desse governo, organizado na noite de 15 de Novembro de 1889, o marechal Floriano Peixoto como vice presidente; como ministros, Benjamim Constant,Botelho de Magalhães,Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo,Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkilk,todos membros regulares da maçonaria brasileira.
Em tese o ocorrido acima é o que tem prevalecido ate os dias atuais, porém muitos tem opiniões contrarias a este fato, posso citar que muitas pessoas acreditam que a proclamação serviu somente para acalmar os ânimos dos militares que tinha cada vez menos espaço no meio politico,acreditam também que em nada favoreceu no crescimento do Brasil.
Ganhamos um feriado e acrescentamos mais um fato a historia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário