
Ninguém vive sozinho, pelo menos na maior parte da vida.Convivemos com familiares, amigos, colegas e professores.Encontramos, diariamente, pessoas que nos prestam serviços, como vendedores, taxistas, policiais.Em outras palavras, vivemos cercados por outras pessoas.
Quando nos relacionamos com os outros, percebemos diferenças entre as pessoas, são as diferença que formam a IDENTIDADE INDIVIDUAL.
Mas as pessoas também tem semelhanças entre si.Se uma pessoa coleciona selos, por exemplo, tem algo de semelhante com outros colecionadores de selos.Ela se identifica com um conjunto de pessoas que tem uma característica em comum.
Os conjuntos de pessoas têm características em comum chama-se GRUPOS SOCIAIS.
Podemos pensar em diversos grupos sociais: mulheres, crianças, indígenas, professores, alunos, brasileiros, evangélicos, etc.
O fato de pertencermos a determinado grupo social também define nossa identidade.
São as semelhanças e as diferenças que percebemos entre as pessoas, ao nos relacionarmos com elas, que definem quem somos.
Cada um tem um nome, uma aparência física e hábitos que os diferenciam dos demais.
As pessoas mudam.
Há mudanças que são físicas: á medida que crescemos, nosso corpo vai se modificando e ficando como o corpo de um homem ou mulher adulta;quando envelhecemos, nossos cabelos ficam brancos e nossa pele enrugada.
Mas não é só nosso corpo que muda.Mudam também as coisas que fazemos, nosso jeito de vestir e ate aquilo que podemos ou gostamos de comer.
Identidade é tudo aquilo que permite dizer que uma pessoa é ela mesma. Características físicas( cor dos olhos, cor da pele,cor dos cabelos, peso, altura), dados pessoais (quem são seus pais, data e local de nascimento,nome completo)e também hábitos e valores formam a identidade de uma pessoa.
Quando torcemos torcemos por um time de futebol, partilhamos uma identidade coletiva com toda a torcida daquele time.Podemos reconhecer a identidade da torcida por determinadas marcas: a camisa com as cores do time, a bandeira, o grito de entusiasmo quando o time faz gol, etc.
Outras identidades sociais ou coletivas também possuem suas próprias marcas.Na Bahia por exemplo, há um prato bastante comum: a moqueca de peixe e camarão com azeite de dendê. Como esse prato é muito mais frequente na Bahia que em outros estados brasileiros, ele ajuda a marcar a identidade baiana.
É importante lembras que a identidade de um grupo não surge de uma hora para outra, nem permanece do mesmo jeito sempre.As marcas vão sendo formadas, e também transformadas, com as ações dos homens e as relações que os homens estabelecem entre si.
Nos brasileiros, assim como outros povos, temos uma identidade .Nossa identidade foi se formando aos poucos.O estudo da História do Brasil é muito importante, porque nos ajuda a entender a formação de nossa identidade.