quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Minha visão sobre a Histótia

              O passado, presente e futuro sempre estão relacionados a Historia,os fatos, os objetos, os livros fazem parte de um universo de historias.O que passou não volta mais,porem nos ensina todos os dias fazer melhor ou diferente.Pessoas que foram destaques no passado devem sim ser honradas no presente.
               Por exemplo: Irineu Evangelista de Souza, o cara era um visionário, não teve tudo fácil na vida mas soube fazer acontecer, porque era movido por sonhos, e teve atitudes que ninguém no brasil naquela época teve, ou seja ele era acima do seu tempo.fundou a indústria naval brasileira (1846), em Niterói, e, em um ano, já tinha a maior indústria do país, empregando mais de mil operários e produzindo navios, caldeiras para máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes, prensas, armas e tubos para encanamentos de água.
             Foi pioneiro no campo dos serviços públicos: fundou uma companhia de gás para a iluminação pública do Rio de Janeiro (1851), organizou as companhias de navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas (1852), implantou nossa primeira estrada de ferro, de Raiz da Serra à cidade de Petrópolis RJ (1854), inaugurou o trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora (1854) e realizou o assentamento do cabo submarino (1874).
            E não só Irineu temos um leque com grandes nomes importantes, entre eles:
Marechal Deodoro da Fonseca que foi o primeiro presidente do Brasil após a Proclamação da República de 15 de novembro de 1889.
Floriano Peixoto (1839-1895) foi um político, militar e presidente brasileiro. Foi o segundo presidente republicano, na chamada República Velha. Ficou no poder de 23 de novembro de 1891 até 15 de novembro de 1894. Sucedeu ao também militar Deodoro da Fonseca. O período que vai de 1889 a 1894, ficou conhecido como República da Espada, em virtude da condição militar dos dois primeiros presidentes do Brasil.
Ruy Barbosa de Oliveira  foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como juristapolíticodiplomataescritorfilólogotradutor e orador. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Morais. Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais. Primeiro Ministro da Fazenda do regime instaurado em novembro de 1889, sua breve e discutida gestão foi marcada pela crise do encilhamento sob a proposição de reformas modernizadoras da economia. Destacou-se, também, como jornalista e advogado.
Getúlio Dornelles Vargas foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente, Washington Luís, e, impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.
Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro período foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como presidente-ditador, durante o Estado Novo implantado após um golpe de estado.
Aqui alguns nomes de pessoas que eram para ser as celebridades de hoje porque de alguma forma marcou uma época, como os valores estão trocados não se tem mais esse interesse nos jovens para deliciar de cada historia de vida que reflete em nos hoje.
curta a leitura em breve mais post sobre algo marcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário